• strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /home2/vanet/public_html/eurau12/sites/all/modules/views/views.module on line 1113.
  • strict warning: Declaration of views_handler_field::query() should be compatible with views_handler::query($group_by = false) in /home2/vanet/public_html/eurau12/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_field.inc on line 1134.
  • strict warning: Declaration of views_handler_sort::options_validate() should be compatible with views_handler::options_validate($form, &$form_state) in /home2/vanet/public_html/eurau12/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_sort.inc on line 165.
  • strict warning: Declaration of views_handler_sort::options_submit() should be compatible with views_handler::options_submit($form, &$form_state) in /home2/vanet/public_html/eurau12/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_sort.inc on line 165.
  • strict warning: Declaration of views_handler_sort::query() should be compatible with views_handler::query($group_by = false) in /home2/vanet/public_html/eurau12/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_sort.inc on line 165.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_validate() should be compatible with views_handler::options_validate($form, &$form_state) in /home2/vanet/public_html/eurau12/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 576.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::query() should be compatible with views_handler::query($group_by = false) in /home2/vanet/public_html/eurau12/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 576.
  • strict warning: Declaration of views_handler_area::query() should be compatible with views_handler::query($group_by = false) in /home2/vanet/public_html/eurau12/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_area.inc on line 74.
  • strict warning: Declaration of views_handler_area_text::options_submit() should be compatible with views_handler::options_submit($form, &$form_state) in /home2/vanet/public_html/eurau12/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_area_text.inc on line 121.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_query::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit($form, &$form_state) in /home2/vanet/public_html/eurau12/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_query.inc on line 169.
  • strict warning: Declaration of views_tabs_plugin_style::options() should be compatible with views_object::options() in /home2/vanet/public_html/eurau12/sites/all/modules/views_tabs/includes/views_tabs_plugin_style.inc on line 88.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /home2/vanet/public_html/eurau12/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 136.
1. Fazer Cidade

Espaço público e cidade contemporânea

Dar forma e contexto ao espaço público como elemento urbano ainda fundamental na forma da cidade, na vida do cidadão e na continuação da construção de uma memória colectiva como valor fundamental de urbanidade:
- Na urgência de se identificarem na cidade dispersa os seus lugares excepcionais, de se distinguirem os seus diferentes tecidos viários e de se hierarquizarem as suas arquitecturas singulares;
- Na necessidade de se criarem sistemas contínuos, formados por factos urbanos da mesma espécie urbana, o que predispõe a possibilidade de uma ordem.

A cidade deve escolher estradas novas, mas terá sempre que se inventar na sua própria tradição.

MPS

No território, determinados sítios excepcionais na paisagem natural foram sendo eleitos como lugares especiais de edificação. Esta escolha criteriosa celebrava o carácter extraordinário do sítio, e consagrava a natureza como desígnio do homem, entendido na sua mais profunda antinomia: a aspiração suprema à sua completude (a natureza como conceito demiúrgico) e a necessidade constante da sua transformação (a natureza como lugar de habitabilidade). Natureza e lugar edificado constituíam-se, então, como um conjunto que tanto potenciava o carácter mágico da paisagem, como demonstrava a capacidade de se adequar às diferentes formas de habitabilidade, iniciando-se, assim, o processo de fixação do homem e de uma urbanidade geográfica.

Tema 1 - Construção de uma memória colectiva, valor fundamental de urbanidade: espaço público como condição de fazer cidade:
identidade/memória/cidadania/democracia/corporeidade/virtualidade.

Sessão 1

Session T1.1 | Wednesday, September 12, 2012

117. The Construction of Urban Collective Memory through the World Cultural Heritage in Brazil
FIDALGO de OLIVEIRA, Carolina
[no public presentation] [publication awaits for layout amendments in the article]

315. A City in the City. Exhibition: Belém 1940 Vs Rome 1942
PEGORIN, Elisa
[publication awaits for layout amendments in the article]

530. O espaço público moderno na contemporaneidade A trajetória das praças de Burle Marx em Brasília
CARDOSO, Marianna Gomes Pimentel / PEIXOTO, Elane Ribeiro / PALAZZO, Pedro Paulo